Remodelação Pousada Infante de Sagres
1º CLASSIFICADO
2011 | Sagres
MEMÓRIA DESCRITIVA
O Projecto de Concepção para “Remodelação/Ampliação da Pousada do Infante Sagres” sustenta-se em três pontos principais, que visam a modernização e optimização da unidade hoteleira. No âmbito do projecto era prevista a reconversão da actual zona do restaurante e respectiva sala anexa, para a criação de novas unidades de alojamento. Este factor dependeria do redimensionamento da cozinha e áreas de serviço acessórias e do reposicionamento da sala de restaurante.
PISO -1 – Ligações interiores ao nível do Piso -1 de todos os volumes edificados, sendo o grande elo de ligação entre os diferentes espaços programáticos. Respeito pelas pré-existências, não alterando nem condicionando as vistas sobre a envolvente (Mar) e sobre os diferentes corpos edificados.
RESTAURANTE – Representação de uma “falésia escarpada”, pela sua volumetria e contacto com o solo. Concretização do factor erosão pela geometria em “dente” do volume, e pela utilização de um material igualmente sólido. A ligação com a Pousada e o SPA faz-se pelo Piso -1, possibilitando assim a libertação do volume principal, ao nível do piso 0, respeitando o mesmo enquanto intervenção datada.
O SPA – volume de descontração e relaxamento – localiza-se num edifício pré-existente. O antigo “Claustro” – espaço de meditação e lazer – é agora dotado de uma clarabóia na cobertura, orientada para a Fortaleza de Sagres.
POUSADA – o volume principal, âncora de todo o Projecto. Pela reposição do restaurante num novo volume independente, reformula-se o espaço, propondo-se 12 novas unidades de alojamento, ao nível dos pisos 0 e 1.
FICHA TÉCNICA